A Rádio

93 FM. Quem ouve, curte. Quem patrocina, compartilha.

No ano de 2008 a então Rádio Show FM, emissora mantida pela Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada, teve a sua administração confiada à empresa barbacenense SCR Comunicações, que propôs a mantenedora um novo modelo de gestão, com foco na maximização de resultados da captação dos recursos previsto pelo Decreto n.º 5.396/2005 e rompimento radical com o conteúdo que a radio difusora veiculava naquele momento, visando uma qualificação na audiência. Nascia a 93 FM, no dia 03 de março.

Para que as metas traçadas fossem atingidas, os equipamentos da emissora tiveram que ser substituídos, seus estúdios relocados e modernizados, os recursos humanos reformulados e implantadas novas metodologias de trabalho. Toda a grade de apresentações foi refeita e apenas um programa foi mantido, porém, totalmente repaginado, de tal forma a implantar um modelo inteligente de segmentação.

Para compor o acervo da “nova” emissora, foi escolhido um repertório sóbrio e sem excessos, que atendesse à maior amplitude de preferências, mas que, ao mesmo tempo, não sofresse qualquer tipo de rejeição. Como consequência, alguns estilos de programas e ritmos musicais tiveram que ser descartados, aqueles de menor ou nenhuma aceitação entre a maioria do público-alvo: o grande mercado consumidor. Tudo obedecendo a critérios estatísticos, aplicados de acordo com a mais moderna técnica, e totalmente distanciados de meras especulações, mas sempre com possibilidade de sofrer evoluções, como é de se esperar de qualquer empreendimento dinâmico, aqui entendido evolução como uma necessidade de ampliar a participação no mercado para atender a uma maior demanda dos patrocinadores.

No pensamento dos novos administradores a emissora teria que abandonar a postura, até ali adotada, de “seguir tendências”, para abraçar uma nova doutrina, de “criar tendências”, o que resultou em programas inovadores, de alto valor agregado e retorno certo para os patrocinadores, como “Palavra de Vida”, com o padre Fábio de Melo, “Bão Dimais da Conta” e “Circuito Universitário”, com Vandeir Antunes, “Dica Legal”, com a advogada Nirvana Sant´Ana, “Bom dia BQ”,  “ Sou mais 93”, Auto Papo, com Boris Feldman, Os Comentários de Alexandre Garcia, Saúde em Foco, com os fisioterapeutas Ilan Souza e Lilian Daher e “Overdose Musical”, além do tradicional e consagrado “Sinal de Alerta”, totalmente reformatado.

Essa programação, imaginada pelos profissionais do SCR para a 93 FM, foi imediatamente copiada, na sua essência, por outros veículos de comunicação da região, demonstrando que a nova administração havia acertado na filosofia que acabara de implementar. É certo que paradigmas e resistências tiveram que ser quebrados, mas a emissora deixou de ser uma mera seguidora de tendências e passou a criá-las, sempre com foco nos resultados próprios e de seus anunciantes. Estava reinventado o modo de fazer rádio em Barbacena, sem qualquer tipo de preocupação com a postura adotada pelo mercado radiofônico, em geral.

O resultado veio rápido e não poderia se apresentar de forma diferente. Verificou-se o maior crescimento da emissora, em audiência, nas classes de maior poder de compra, de todos os tempos. A 93 FM tornou-se líder absoluta nesses segmentos, sem, contudo, deixar de apresentar uma ascensão constante e vigorosa nos demais, geralmente mais conservadores e com maior resistência aos projetos inovadores, mas nem por isso insensíveis à modernidade. A conquista desse espaço, então, passou a ser uma simples questão de tempo.

Mas se a nova disposição dos programas foi pensada para proporcionar a melhor relação “custo x benefício” para o patrocinador, nem por isso foi esquecida a busca pela satisfação total do ouvinte. É por isso que na 93 FM, quem ouve, curte, por que escuta só o que mais gosta. E quem patrocina, compartilha, pois vai direcionar suas informações ao público exato que deseja atingir, numa inegável maximização dos resultados. Dessa forma, a 93 FM tornou-se um ícone, uma rádio singular, para ouvintes exigentes e patrocinadores inteligentes.

Se você também quer encontrar uma solução de mídia personalizada para o seu negócio, faça como os diversos anunciantes da 93 FM, agende reunião com um consultor da emissora. São inúmeras as opções, inclusive pacotes combinados com rádio AM, mídia impressa e internet. Todas, porém, destinadas a empresas e empreendedores que querem se apresentar diretamente para uma audiência qualificada, dotada de poder de compra consistente e efeito multiplicador no investimento.

 

93 FM, É MAIS RÁDIO NO SEU DIA A DIA!


 
APOIO:
Copyright © 2019 - 93 FM - BARBACENA MG - 93.3Mhz